Pages - Menu

Template temporário! Grata pela compreensão!

Hoax: Nibiru, Galinha Pintadinha, Girafa do Facebook e outros

Os terroristas da informação sabem como manipular, e se você perceber como funciona verá que é bem simples de montar um hoax, mas não é tão fácil desvendá-lo.

Como surgiu

Não se sabe ao certo como tudo começou, mas eu tenho minhas hipóteses que foi de tanto ser enganado e burlado pela mídia, as pessoas se cansaram e resolveram correr atrás de suas próprias informações. Com isto muitas pessoas criaram ótimos sites com conteúdos de qualidade e super críticos que não aceitavam tudo o que a mídia dizia.

No entanto, sempre há aqueles que não sabem pegar as coisas ruins da vida e transformá-las em coisas boas, e então nasceram os terroristas da informação. São pessoas que pegam informações verdadeiras e distorcem, ou pegam mitos e lendas e os “transformam” em verdades. Falando assim parece fácil identificar quando estamos lendo um conteúdo de qualidade ou quando estamos sendo bombardeados pelos terroristas da informação. Mas não é bem assim.

Eles são muito espertos, o ponto chave deles é o medo. É o medo que prende as pessoas na informação falsa. Afinal quando sentimos medo somos capazes de misturar a razão e a lógica com a ficção. E bom, com tantos filmes e livros de ficção não fica tão difícil fazer essa confusão da ficção com a realidade (até chega um tempo em que nos perguntamos o que é real ou não!).

Exemplos bem simples são:
  • ·         Galinha Pintadinha Amaldiçoada
  • ·         Brincadeira Charada da Girafa no Facebook
  • ·         Ataque do Planeta X, Nibiru, Absinto ou Segundo sol (é a mesma coisa)
  • ·         Fim do mundo segundo o Calendário Maya


Como funciona

Como já foi dito, a base é o medo.
Eles pegam informações verdadeiras, acrescentam dados aqui, retiram fontes dali, aumentam um pouquinho, distorcem mais um pouco, e você terá uma verdade falsa. Como se não fosse o suficiente, com esta verdade falsa acrescentam as lendas e mitos ou informações antigas que ainda não foram confirmadas pela ciência.

Então teremos:
Verdade Falsa + Informações Antigas, Mitos ou Lendas + Medo = Hoax

Um belo exemplo é o Planeta X. Em 2010 as notícias correram rapidamente que ele atravessaria nossa órbita, e que até o fim de 2012 teria causado diversas catástrofes, e poderia ser visto à olho nu por todos, sendo nomeado como O Segundo Sol.

Também acrescentaram que o Planeta X seria na verdade o Nibiru, o planeta dos Annunnakis (o que afirmaria a existência de alienígenas) e os evangélicos falaram que o Planeta X seria na verdade o Absinto, descrito no apocalipse. Mas o mais importante é que todos concluíram que tudo se encaixava perfeitamente com o fim do mundo descrito pelos Mayas.

Enfim, agora estamos no final de 2013, e os sites que continham estas informações adiam cada vez mais tais acontecimentos, e usam de catástrofes naturais como formas de reforçar suas hipóteses do ataque do Planeta X. Catástrofes tais que sempre aconteceram e sempre fizeram parte da nossa vida.

Por que fazem hoax?

Antigamente os trotes eram se passar por uma telefonia celular e clonar sua linha, agora são essas (des)informações que se alastram pela internet mais rápido que piolho. E pra quê? Ah, para ter mais acessos em blogs, para venderem seus livros (demora para se fazer um livro, e é incrível como sempre surgem livros "do nada" juntamente com estas falsas informações! ou seja, são planejados, eles planejam até mesmo a data em que irão disseminar tal coisa).

Vejo que as pessoas estão se saindo melhor do que a mídia sensacionalista! Afinal eles sabem que isso dá ibope e lotam seus blogs com falsas informações para terem mais acessos, e alguns mais espertinhos ainda criam livros com teorias e bases totalmente sem fundamento e mais algumas mentirinhas aqui e outras ali... e pronto, temos a atenção e o medo de um monte de desavisados!

E finalizando, pouco me importa quem acredita que o Nibiru faça parte ou não do nosso sistema, quem acredita ou não que a Galinha Pintadinha vai deixar seu filho gripado, ou que a brincadeira da Girafa vai fazer você ter um pacto com o Diabo! Isso pouco me importa, cada um acredita no que quer.

O que me diz respeito é as pessoas se permitirem iludir com informações falsas e terroristas (terroristas no sentindo de servirem apenas para amedrontar). Me sinto na obrigação de avisar o que é um Hoax, e é sua responsabilidade decidir se acredita ou não. Pelo menos eu sei que fiz a minha parte.

Agora o importante é: sempre analise as informações. Não acredite em tudo o que vê, em tudo o que dizem. Não há como saber o que é verdade ou não, por isso a importância de analisar as informações, pesquisar a fundo e não se deixar enganar (ou pior ainda, sair espalhando informação falsa sem saber que é falsa e depois passar por idiota!).

Um comentário: